FÁBIO BRAZIL diretor, dramaturgo e cenógrafo

Escritor, dramaturgo/diretor de dança, produtor cultural, cenógrafo e professor. Formado em Língua e Literatura pela PUC-SP. Dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 2001. Criou e dirigiu Caleidos Arte e Ensino, em São Paulo (2001-2008). Atualmente, com Isabel Marques, é diretor do Instituto Caleidos, fundado em 2007

DIREÇÃO, DRAMATURGIA e CENOGRAFIA

Dirige e atua como dramaturgo do Caleidos Cia. de Dança desde 2001, também concebendo e produzindo a identidade visual e os cenários dos espetáculos da cia.Em 2003, seu poema SILÊNCIO foi transformado em espetáculo de dança sob concepção e direção de Fábio Brazil e Isabel Marques. O espetáculo SIÊNCIO, interpretado por Soraya Sabino e Marcos Moraes, com declamação ao vivo pelo poeta, foi premiado pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo tendo circulado por diversos teatros e Centros Unificados e Educação. Escreveu e codirigiu os espetáculos GAIOLA! e LUGAR COMUM, ambos do Caleidos Cia. de Dança, produzidos em apresentados nos anos de 2004 e 2005, respectivamente.

Atuou como diretor, cenógrafo e dramaturgo no “Projeto Coreológicas” do Caleidos Cia. de Dança, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para cidade de São Paulo, 2ª. Edição (2007); no espetáculo ARES FAMILIARES, do Caleidos Cia. de Dança, contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) em 2009;  no “Projeto Retratos”, contemplado pelo 6º. Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para cidade de São Paulo, produzindo os espetáculos COREOLÓGICAS LUDUS (2009) e QUATRO CANTOS (2010); no “Projeto 15”, contemplado pelo 10º. Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo, produzindo, dirigindo e atuando nos espetáculos MAPAS URBANOS (2011) e PARA O SEU GOVERNO (2012). Foi contemplado pela 14ª. Edição do Programa de Fomento à Dança em 2013 com projeto de remontagem de circulação do espetáculo PARA O SEU GOVERNO. Em 2014, recebe o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna para concepção e produção do espetáculo MAIRTO.

Atua como performer e codiretor do espetáculo de dança POESIA: PRESENTE!, apresentada nos anos de 2003/04 em diversos eventos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e do Gabinete do Governo do Estado de São Paulo (Projeto Poupa Tempo). 

Em 2011, concebeu e produziu os cenários dos espetáculos SOLO DE LISBOA e D DE DATING do “Projeto Dating SoccerFood” de Marcos Moraes, contemplado pelo 9º. Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para cidade de São Paulo. 


PRÊMIOS 

Recebeu prêmio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 2003 pela direção e dramaturgia do espetáculo SILÊNCIO, em que atuou também como declamador. Premiado pelo ProAC Literatura nos anos de 2008 e 2010 para escrever os livros BOLA DA VEZ e GOTA DE SANGUE, respectivamente. Finalista do Prêmio Jabuti 2013 como coautor o livro ARTE EM QUESTÕES.

Nos anos de 2008, 2009, 2011 e 2013 foi contemplado pelos editais do Programa Municipal de Fomento à Dança para cidade de São Paulo como diretor, dramaturgo e cenógrafo do Caleidos Cia. de Dança. Recebe o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2013. 


DOCÊNCIA E PRODUÇÃO 

Criou e coordenou o Colégio Exatus por dez anos (1987-1997) onde atuou como professor de Literatura, de História da Arte, coordenador da área de Humanas e produtor de eventos culturais. Foi professor de História da Arte na Universidade Mackenzie e de Língua e Linguagem da UNICSUL. 

Como produtor cultural, trabalhou no SESC, produzindo e divulgando os eventos FANTASIA BRASILEIRA: o balé do IV Centenário, SARAVÁ MARIO DE ANDRADE, CIRCONFERÊNCIA e PALCO EM CENA. Produziu vários eventos para a Gerência de Comunicação do SENAC onde também ministrou cursos sobre Comunicação e Linguagens, abertos aos funcionários da área de mídia e arte junto à Gerência de Educação Corporativa. 

Ministrou curso de Linguagens, Comunicação e Mídia para professores e funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SME-SP) e também o curso Arte em Questões, coordenado pelo Instituto Caleidos. 

Atuou como interlocutor da FUNARTE no evento “Outras Danças”, realizado em Fortaleza no ano de 2011 e, no ano de 2012, em Porto Alegre. Em 2014 coordenou as mesas do “Encontro Rede Funarte Ibero Americano de Dança”, promovido pela FUNARTE, Rio de Janeiro.

Atua desde 2011 como produtor do Caleidos Cia. de Dança e do Instituto Caleidos, tendo produzido os eventos “Diálogos com quem faz Arte”, “Aparelho de Poesia”, “Minha Tese”, “Seminários Coreológicas” e apresentações de dança. Produziu também o curso “Arte em Questões”, pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP).


ASSESSORIAS

Em 2007, prestou assessoria à SME São Paulo no Programa “Rede em Rede”, tratando de Linguagem Verbal junto a Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil de São Paulo. Atuou como consultor na área de Comunicação, Linguagens e Mídia do SENAC, ministrando cursos e palestras (2001-02).

Atualmente trabalha como assessor junto à DRE PJ/SP coordenando e ministrando o projeto de “Arte em Questões” a professores e coordenadores desta divisão. 


PUBLICAÇÕES 

Convidado pela UNICAMP e pelo Ministério do Trabalho e do Emprego para participar do CBO2000 (Classificação Brasileira de Ocupações) na qualidade de poeta. Participou da “Antologia Poética 1999” pela Shan Editorial. 

Colaborador do site da Agência Carta Maior publicando diversos poemas e artigos relacionados à dança e ao ensino de arte e redator do Boletim Caleidos, edição quinzenal do Caleidos Cia. de Dança e do Instituto Caleidos.

Em 2009, ganha o ProAC Literatura, para escrever o livro BOLA DA VEZ, publicado no mesmo ano e em 2010 é contemplado com o mesmo prêmio para escrever o livro GOTA DE SANGUE, publicado em 2011, ambos pela Editora Digitexto. Em 2012, publica com Isabel Marques o livro ARTE EM QUESTÕES, contemplado pelo 10º. Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, finalista do Prêmio Jabuti 2013, hoje em sua 2ª. edição pela Cortez Editora.

Voltar ao topo