ISABEL MARQUES diretora e coreógrafa

Coreógrafa, diretora e professora de dança, escritora. Formada em Pedagogia pela USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre for Movement and Dance, Londres (hoje Trinity Laban), doutora pela Faculdade de Educação da USP/96. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996. Criou e dirigiu Caleidos Arte e Ensino, em São Paulo (2001-2008). Atualmente, com Fábio Brazil, é diretora do Instituto Caleidos, fundado em 2007.

 

DIREÇÃO E COREOGRAFIA

Diretora do Caleidos Cia. de Dança, apresentou espetáculos e em diversas cidades do Brasil e no exterior. 

Concebeu e dirigiu os espetáculos COREOLÓGICAS I, II, III, IV (1996-2006), COREOLÓGICAS Brasil-Finlândia (2007), COREOLÓGICAS V (2008). Em Recife, dirigiu e coreografou o espetáculo COREOLÓGICAS-RECIFE, para o Acupe Grupo de Dança (2008). Em 2007, na Finlândia, monta o COREOLÓGICAS-FINLAND, com artistas sediados na Theatre Academy, em Helsinki. No ano de 2009, com apoio do 6º. Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, dirige o espetáculo COREOLÓGICAS-LUDUS, em cartaz. 

Concebeu e dirigiu também os espetáculos CORPO DÓCIL (1993), CIDADE EM TRÂNSITO (1998) e VOZES DA ESCOLA (2004). Com Fábio Brazil, concebeu e dirigiu os espetáculos de dança contemporânea SILÊNCIO (2003), GAIOLA! (2004), LUGAR COMUM (2005), ARES FAMILIARES (2009), QUATRO CANTOS (2010), MAPAS URBANOS (2011), PARA O SEU GOVERNO (2012/13), TRIA (2014) e MAIRTO (estreia março 2015).

Colabora como coreógrafa, docente e pesquisadora com o Acupe Grupo de Dança, de Recife (PE); Balé Baião, de Itapipoca (CE) e Waldete Britto Cia. de Dança, em Belém (PA) na realização de trabalhos artísticos, curadoria de eventos e pesquisa prático/teórica. 

 

PRÊMIOS E BOLSAS

Recebeu Bolsa Vitae de Artes 93 para pesquisar e produzir o espetáculo CORPO DÓCIL e o “Prêmio Estímulo da SMC-SP” na codireção do espetáculo de dança SILÊNCIO, do Caleidos Cia. de Dança (2003). No ano de 2007, foi contemplada pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo para desenvolver o “Projeto Coreológicas” 2008 – espetáculo COREOLÓGICAS V. No mesmo ano, foi convidada a dirigir e a coreografar o espetáculo COREOLÓGICAS-RECIFE, do Acupe Grupo de Dança, em Recife, premiado pelo Funcultura do Estado de Pernambuco e vencedor do Prêmio Melhor Espetáculo do Ano – júri popular pela APECEP. 

Em 2008, ganha o ProAC Produção para desenvolver o espetáculo ARES FAMILIARES, em 2009, também finalista de melhor espetáculo do ano em São Paulo (Teatro da Dança). No mesmo ano, foi premiada com o 6º. Edital Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo para desenvolver o “Projeto Retratos” – espetáculos COREOLÓGICAS LUDUS e QUATRO CANTOS. Em 2010, é contemplada pelo ProAC Difusão Cultural para desenvolver o “Projeto Leituras da Dança” na rede municipal de ensino de São Paulo. 

No ano de 2011, é novamente contemplada pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo (10º. Edital), produzindo os espetáculos MAPAS URBANOS e PARA O SEU GOVRNO e também o livro ARTE EM QUESTÕES, finalista do Prêmio Jabuti 2013. Em 2013, através do Programa de Fomento à Dança (14º. Edital), revisita do espetáculo PARA O SEU GOVERNO, em nova pesquisa e temporada.

Recebeu Bolsa Pesquisa do CNPq (1993), Bolsa de Professor Visitante da FAPESP (1991) para apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais. No ano de 2012, recebe do MinC bolsa/apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para realização de curso de Especialização no Trinity Laban/Londres. 

Em 2002, ganhou apoio da UNESCO para realização de curso de formação continuada de professores em Dança. Em 2009 recebeu Prêmio FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA para pesquisa e publicação do livro LINGUAGEM DA DANÇA: ARTE E ENSINO, finalista do Prêmio Jabuti 2011. Em 2014, foi contemplada pelo Prêmio FUNARTE DE DANÇA KLAUSS VIANNA para desenvolver o projeto MAIRTO. 

 

DOCÊNCIA, PALESTRAS E PESQUISA

Professora na área de dança e ensino dos cursos de Pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Gde do Norte (UFRN), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade do Estado de Sta Catarina (UDESC), Universidade de Sto André (FEFISA), Faculdade de Arte do Paraná (FAP), UniverCidade (RJ), Universidade de Pernambuco (UPE), CEAFI (Goiânia), Universidade Estadual do Amazonas (UEA).  

Foi professora da FE/UNICAMP, do Curso de Dança da UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI e professora convidada da ECA/USP na área de dança (Estudos do Movimento, Composição Coreográfica, Metodologia de Pesquisa, Técnica de Dança) e de ensino (Didática e Prática de Ensino de Dança).

Proferiu palestras e ministrou cursos na área de dança e/ou ensino nas cidades de Recife (PE), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Itapipoca (CE), Trairi (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Areia (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE), Salvador (BA), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Nova Lima (MG), Viçosa (MG), Uberlândia (MG), Belém (PA), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Jaraguá do Sul (SC), Chapecó (SC), Montenegro (RS), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Pelotas (RS) e em diversas cidades do Estado de São Paulo. 

Proferiu aula inaugural do Curso de Pedagogia da Arte da UERS (2002), do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN (2010). 

Participou do Projeto Internacional de Pesquisa em Dança “Challenging the Notion of Knowledge”, da Theatre Academy, na Finlândia. Coordena, desde 2013, o Núcleo Coreológicas de Pesquisa e investigação de linguagem (Coreologia) do Caleidos Cia. de Dança, em São Paulo, capital.

Apresentou trabalhos de pesquisa e proferiu palestras em vários congressos nacionais e internacionais (Inglaterra, Portugal, Finlândia, Austrália, Estados Unidos - Greensboro, Orlando, Nova York, San Diego -, África do Sul, Uruguai, Canadá, Brasil e Cuba). 

Foi banca de concurso e de defesa de tese (Doutorado e Mestrado) na UFMG, FE/USP, ECA/USP, FE/UNICAMP, IA/UNICAMP, PUC/SP, PUC/PR, UFRN, UFBA, UECE, UNIFESP, Faculdade de Motricidade Humana-Portugal.

 

ASSESSORIAS

Assessorou a Secretaria de Educação do Município de São Paulo (SME/SP) em 1991-92, tendo introduzido a dança no currículo oficial da cidade de São Paulo (gestão Paulo Freire). Foi redatora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área de dança e do documento de EJA – área de dança lançados pelo MEC. Assessorou a UNESCO com redação de documento para dança na América Latina no ano de 2002.

 Prestou assessoria ao governo do Estado do Paraná na redação de documento de Arte para Educação de Jovens e Adultos em que a proposta metodológica de Isabel Marques foi adotada por todo o Estado e à Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (RO) na elaboração de documento oficial na área de Arte no ano de 2007.

 Nos anos de 2009/2011 prestou assessoria ao Projeto “Dançando na Escola”, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (CE); prestou consultoria à Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas – CENP da Secretaria do Estado de Educação de São Paulo e, no mesmo ano, participou como formadora do “Projeto Rede em Rede” da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP).  

Nos anos de 2012/13, assessorou a UNAS, na favela de Heliópolis/SP, em curso de qualificação de professores na área de dança e Educação Infantil e o Projeto “Fábricas de Cultura” (SEC São Paulo/Catavento) proferindo palestras aos arte/educadores do projeto. No mesmo período, ministrou cursos de formação na Diretoria Regional de Ensino do Butantã (DRE BT – SME/SP) e na Diretoria Regional de Ensino Pirituba Jaraguá (DRE PJ), da mesma secretaria. Em 2013/2014 coordenou e ministrou aulas no projeto ARTE EM QUESTÕES para professores e gestores da mesma DRE. 

 

PUBLICAÇÕES

Autora dos livros ENSINO DE DANÇA HOJE (6ª. edição) e DANÇANDO NA ESCOLA (6ª. edição), pela Cortez Editora, indicados para concurso público em vários estados do Brasil. 

Em 2010, lançou o livro LINGUAGEM DA DANÇA: ARTE E ENSINO, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009, finalista do Prêmio Jabuti 2011, pela Digitexto. Em sua 2ª Edição pela Cortez Editora.

Em 2012 lança pela Editora Blucher o livro INTERAÇÕES: CRIANÇAS, DANÇA, ESCOLA, em coleção finalista do Prêmio Jabuti 2013 e, com Fábio Brazil, o livro ARTE EM QUESTÕES (2ª. edição), premiado pelo 10º. Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para cidade de São Paulo e também finalista do Prêmio Jabuti 2013.

Publicou vários artigos em livros, revistas especializadas, anais de congresso e internet no Brasil e no exterior versando sobre dança, ensino e formação de professores. Manteve em 2006, com Fábio Brazil, coluna mensal sobre arte/educação no site da Agência Carta Maior.

 

 

Voltar ao topo