NÚCLEO POESIA

Núcleo de pesquisa da relação palavra/corpo, percepção da linguagem da poesia em conexão com a linguagem da dança, encontros de improvisação, composição e criação de cenas estruturadas na interface das linguagens da poesia e da dança.

Núcleo de Pesquisa POESIA E MOVIMENTO
Coordenação de Fábio Brazil, diretor do Caleidos Cia.

A poesia como elemento de dramaturgia iniciou no Caleidos a partir da aproximação do poeta Fábio Brazil da Cia de Dança, em 2001, e da pesquisa teórico-prática que passou a desenvolver junto a Isabel Marques a respeito das possibilidades de interfaces entre as linguagens da dança e da poesia. Inicialmente, a pesquisa esteve ligada à criação de espetáculos (Silêncio/ 2003, Lugar Comum/2005) ou na formulação de cursos regulares ou aulas e encontros esporádicos. Desde 2013, com a formalização do Núcleo de Pesquisa Poesia e Movimento, a possibilidade de experimentações lúdicas e o processo de improvisação/composição estruturado nos princípios da linguagem da dança (coreológia/Laban) em interface com a leitura estrutural de poemas passam a ser o objeto da pesquisa voltada para a criação cênica. O Núcleo de Pesquisa Poesia e Movimento, sob coordenação de Fábio Brazil, diretor do Caleidos Cia, é um espaço para exploração da interface entre as linguagens, criação em dança e poesia, fruição de poemas e criação de movimento; exploração da linguagem da dança por meio da leitura estrutural de poemas e exploração de poemas por meio do movimento e da composição cênica.

Atualmente o Núcleo é formado pelos intérpretes da Cia, artistas colaboradores do Caleidos, professores e atores com interesse em pesquisa e experimentação.

Voltar ao topo